sexta-feira, 19 de novembro de 2010
La Danse
Frederick Wiseman, nasceu em 1930 em Boston e é considerado um dos maiores documentaristas de todos os tempos. O seu último trabalho “La danse - Le ballet de l'Opéra de Paris” é dedicado ao Le Ballet de l´Opéra de Paris.
Este documentário sobre a prestigiada companhia de dança não serve apenas para mostrar a beleza do bailado, mas o trabalho que gira a sua volta. Para mostrar esse trabalho, Frederick Wiseman filma o quotidiano da escola francesa de ballet, conhecida pela sua exigência e rigor. O realizador procura captar os detalhes que estão na origem dos espectáculos mostrados em palco: conversas entre coreógrafos, instrutores e bailarinos, construção de cenários, ou seja o trabalho nos bastidores da companhia, mas igualmente o rigor, a disciplina, a exigência e o sacrifício. Na realidade, o filme não é sobre dança, é sobre como se chega a ela.
Fonte:http://www.paralelo33.com/index.php?option=com_content&view=article&id=836&Itemid=32
Devo confessar que sou demasiado curiosa relativamente à matéria. O documentário encheu-me a alma, o espírito, os olhos, apurou-me todos os sentidos…deixou-me no entanto ansiosa por uma voz-off capaz de responder às mil e uma perguntas que pairavam no meu cérebro.
“Como se formou a companhia; quantos anos têm; que requisitos são necessários para entrar; quantos fatos são executados em média para os espectáculos; quantas lantejoulas sem cozem nos fatos; em quantos espectáculos participam os bailarinos; quanto ganham; até que idade dançam; como conjugam de forma tão minuciosa luzes, música e cenários; onde são e como são elaborados os cenários; quanto tempo leva a caracterização de cada um dos bailarinos”… Ufa, a minha tia diria que pareço uma auto-estrada de pensamentos… mas a verdade é que gostava de saber.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não te preocupes sobrinha que mais parece uma auto-estrada de pensamentos porque aqui a tia acha que a frase de Miguel Esteves Cardoso vem mesmo a calhar:
ResponderEliminar"O meu mal é ter uma curiosidade de puta."
Guilty :)
ResponderEliminar